quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

nº 12 - O que é Simbolismo? Por que é importante na Maçonaria?


Simbolismo é o uso e interpretação de símbolos e emblemas. Um Símbolo é a representação visível de algum objeto ou coisa, real ou imaginária, empregado para transmitir uma certa idéia.

Nós não temos outro caminho para expressar idéias do que o uso de símbolos. As palavras são símbolos. No uso ordinário, entretanto, por um símbolo nós damos significado a um objeto, o qual declara uma idéia.

A bandeira é o símbolo de um país; o leão da coragem; o carneiro da inocência; o Esquadro é símbolo da virtude Maçônica.

Tem sido declarado que “o Simbolismo da Maçonaria é a alma da Maçonaria”. E isto tem que ficar claro ao Aprendiz, pois não deve ser encarado como uma declaração de idéias, mas deve ser dirigida com ênfase para ele, para que fique retido em sua mente.

Simbolismo é talvez o ramo mais difícil da Francomaçonaria e sobre ele se tem dito e escrito as mais insensatas e absurdas coisas. A Francomaçonaria é repleta de símbolos. Mas onde, muitas vezes, somente existe um genuíno simbolismo, alguns irmãos nos convida, ou impõe, a aceitar uma grande quantidade de escondidos e profundos significados simbólicos. Muito dessa quantidade é chamado de misticismo e é justamente o absurdo mencionado acima.

Nenhum comentário: