domingo, 13 de março de 2011

nº 93 - A Ordem Maçônica


O termo “ORDEM”, nas línguas de origem latina, como o francês e o português, define-se como sendo a designação da Franco-maçonaria Universal. O termo inglês equivalente é “CRAFT”, com o significado mais de corporação, de ofício, no sentido das Guildas (A História Resumida da Franco-maçonaria de Louis Lartigue).

As expressões “Ordem dos franco-maçons” e “Ordem Maçônica” remontam à própria introdução da Arte Real na França, e sublinham o caráter aristocrático que ela logo assumiu. Teria desagradado aos grandes senhores da Corte de Luiz XV traduzir Craft por “corporação”, expressão honorável, porém plebeia, enquanto que o termo Ordem poderia referir-se tanto a Ordem Real, ou as Ordens Religiosas, etc.

Observe-se, a titulo de curiosidade, que foi nessa época que se instituiu nas Lojas Francesas o costume do porte da espada, privilégio nobre, e por esta razão muito utilizado na Loja pelos plebeus (Alec Mellor).

Esse mesmo termo (colocar-se na ordem), porém escrito com “o” minúsculo é usado na Maçonaria, com o significado de efetuar o sinal simbólico do grau no qual trabalha a Loja.

Existem ligeiras diferenças entre os diversos sinais de Rito para Rito, inclusive, nos sinais de ordem.

Ritualmente, o sinal de ordem só deve ser dado em duas condições:
  • em Loja
  • no telhamento

Nenhum comentário: