domingo, 17 de julho de 2011

nº 111 - Sincretismo Maçônico


Poucos Maçons sabem o que é "Sincretismo Maçônico". Vamos esclarecer, na medida do possível.

A definição de sincretismo, tirada do Dicionário Etimológico Antonio Geraldo da Cunha, é: a mistura de doutrinas ou concepções diferentes. Reunião de idéias ou teses de origens disparatadas. Ampliando o conceito, temos que, em Filosofia, é a reunião, num só sistema, de doutrinas heterogêneas.

Etimologicamente vem do Francês (syncrétisme) que veio do Latim (syncrétismus) tendo como origem, do Grego (sygkéstismós).

O Sincretismo Maçônico é, portanto, a mistura de práticas e costumes diferentes, de diversos Ritos, agregados num único Rito. Esse Rito, assim incrementado, perde suas características originais e fica deturpado. Existem diversos motivos para que isso ocorra: vaidade, invencionice, achismo, etc.

No Brasil, por existirem diversos Ritos reconhecidos pelo GOB (06) e por ser o Rito Escocês Antigo e Aceito o mais praticado, ele sofre influência e adaptações dos demais com bastante assiduidade.

É o caso, por exemplo, das palavras ou orações ditas no Átrio, antes do início da Sessão. Ou então, o fato do Mestre de Cerimônias andar em esquadria no Ocidente. São práticas ritualísticas praticadas em outros Ritos e estão sendo cada vez mais comum no R.E.A.A. Existem muitas outras, além dessas.

No Brasil os Rituais são escritos. A cada edição, novas deturpações podem ser acrescidas ao mesmo. O Ritual, que refere-se a um cerimonial, ou a um conjunto de regras que devem ser seguidas, modifica-se, desse modo, com o passar do tempo.

Nos países onde o Ritual é transmitido oralmente, ou seja, ele é decorado, o Sincretismo Maçônico é mínimo, embora existam cópias escritas do mesmo. É o caso da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Nesses países, as falas dos Oficiais em Loja são totalmente decoradas. Inclusive, nas Instalações, as falas do Grão Mestre e dos Oficiais da Comissão Instaladora, também são decoradas, como foi visto em recente visita em Lojas da Nova Zelândia, pelo grupo que lá esteve.

Com o Sincretismo Maçônico o Rito, seja ele qual for, empobrece, apesar de ter sido incrementado, pois perde sua originalidade.

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto
CIM 196017

Nenhum comentário: