sábado, 28 de março de 2009

nº 32 - Comportamento Ritualístico


Existem normas básicas para postura e comportamento em Loja.

Abusando e usufruindo mais uma vez dos conhecimentos do Mestre Castellani, vamos ver o que ele escreveu no seu “Consultório Maçônico” editado pela Trolha:

Em Lojas Simbólicas, em qualquer Grau e em qualquer Rito, nosso comportamento ritualístico deverá ser:

  1. NÃO SE FAZ SINAL DE ORDEM, QUANDO EM CIRCULAÇÃO, pois só em pé e parado é que o Maçom pode fazer o Sinal. A exceção é a “Marcha do Grau”, para entrada no Templo. Fora disso, tanto a circulação dos Irmãos que circulam por dever de oficio, quanto a dos demais que a fazem esporadicamente, deve ser feita sem Sinal.
  2. NÃO SE FAZEM OS SINAIS COM INSTRUMENTO DE TRABALHO e isso vale tanto para o Sinal de Ordem quanto para saudação. Assim, Veneráveis e Vigilantes, na abertura e fechamento dos trabalhos, devem deixar os malhetes sobre suas mesas, fazendo os Sinais com as mãos, só usando os malhetes para as baterias. Da mesma forma, os demais portadores de instrumentos (espadas, bastões) não devem usá-los para Sinais.
  3. QUANDO SENTADOS, OS IRMÃOS NÃO FAZEM SINAIS DE ESPÉCIE ALGUMA, pois vale repetir, só em pé e parado é que o Maçom pode fazer sinais. Assim é errado os Veneráveis e Vigilantes responderem à saudação com o Sinal, devendo limitar-se a um simples aceno, com inclinação da cabeça. Estão também, duplamente errados, os Veneráveis e Vigilantes que fazem Sinais como os Malhetes e estando sentados; isso, ritualisticamente, é horrível, mas ocorre, infelizmente, na maior parte das Lojas. A única exceção a essa regra é o Banquete Ritualístico.

3 comentários:

Marcio M. Kameda disse...

Prezado e Querido Ir. Alfério,


Quando falamos do REAA concordo plenamente.

Mas no Rito de York no Grau de Mestre é diferente.

Fraternalmente,


Marcio M. Kameda,V.M.
A.R.L.S. Jerusalém 3202

Marcio Kameda disse...

Prezado e Querido Ir. Alfério,

Com relação ao tópico 32: " Não se faz o sinal de ordem, quando em circulação ".

No Rito de York, no Grau de Mestre, no encerramento da Loja é diferente.

Aproveito para convidá-lo na Sessão Regular de nossa Loja.


Fraternalmente,


Marcio M. Kameda, V.M.
A.R.L.S. Jerusalém 3202

Alferio disse...

Brethren,

Os frutos das Pilulas estão aparecendo.
Nos primordios foi dito que as Pílulas seriam condensadas ao máximo, para gerarem dúvidas e discussões, pois daí advém o conhecimento.

Na Pilula nº32 foi dito que:

item 01: NÃO SE FAZ SINAL DE ORDEM, QUANDO EM CIRCULAÇÃO (Castellani) .

O Venerável Kameda, da Loja Jerusalém (Rito de York) esclarece: "no Rito de York, no encerramnto da Loja, o Primeiro e Segundo Vigilantes, mais o Venerável Mestre, deixam seus assentos e caminham mantendo o sinal."

Espero que como essa, surjam novas observações/correções para estarmos o mais proxímo daquilo que é certo. Ninguém é dono da verdade!

Grato Bro Kameda.

Alfério