quinta-feira, 26 de agosto de 2010

nº 78 - Sessão Magna


As Sessões de uma Loja, de acordo com o Regulamento Geral da Federação (RGF) estão regulamentados pelos artigos 108 a 113.

Para melhor elucidação, transcreve-se o art. 108:

Art. 108. As sessões das Lojas serão ordinárias, magnas ou extraordinárias.
As magnas se subdividem em : sessões magnas privativas de Maçons e sessões magnas admitida a presença de não-maçons (conferencias, palestras, como exemplo).”

Essa última, admitindo a presença de não-maçons, tem uma ritualística própria que está descrita abaixo, juntamente com alguns esclarecimentos:

Essa sessão é chamada também de Magna Pública. Muitas Lojas chamam-na de “Sessão Branca” o que é um erro, pois dá a entender que existe uma “Sessão Negra” o que não é verdade.

Essa Sessão deverá ser aberta sempre no Grau de Aprendiz, estando presentes os Irmãos do quadro da Loja e Irmãos visitantes de outras Lojas, se for o caso. A rigor deveria ser aberta ritualisticamente com os membros da Loja e, só depois disso liberar a entradas dos Irmãos visitantes.

Em seguida, após golpe de malhete, advertir a todos que será feita a entrada dos visitantes não-maçons e que todos os sinais maçônicos estão suspensos.

O Mestre de Cerimonias obedecendo os protocolos próprios (espadas, etc), dá entrada do pessoal, orientará e colocará, como é costume em nossas Lojas, as mulheres nos assentos do lado direito de quem entra (Coluna da Beleza – 2º Vigilante) e os homens nos assentos da esquerda (Coluna da Força – 1º Vigilante).

Após isso, caso exista altas autoridades Maçônicas, elas deverão entrar e, em seguida entra a Bandeira Nacional, considerada a maior autoridade. Isso tudo obedecendo os protocolos do Rito praticado.

Após as solenidades, faz-se o inverso, terminando com o encerramento Ritualístico da Sessão.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que fazer com L:. L:. no Altar dos Juramentos em Sessâo Pública. Aberto ou fechado?. Hoje está sem critério. Você teria literatura para indicar sobre o tema. Gostaria de desenvolver um estudo.

Alferio disse...

Brethren,

Não creio que haja dúvidas sobre esse assunto.

A Sessão Pública (erradamente chamada de Branca) é aberta todas as vezes em Grau de Aprendiz. Depois da abertura, os Oficiais da Loja e os Obreiros permanecem em seus lugares, paramentados.
O L.'. L.'. permanece aberto, o Painel do Aprendiz, se não atrapalhar na entrada dos "profanos"*, permanece no Ocidente.
Somente os Sinais, Palavras e Toques ficam suspensos. E Isso é avisado a todos pelo V.'.M.'., antes da entrada do pessoal.

Posteriormente, os "profanos" saem, o V.'.M.'. proclama a todos que estarão em "Loja" e a Sessão é fechada ritualísticamente, com todos os Sinais, Palavras e Toques.

Tenho ido a diversas Sessões Públicas com o Sapientíssimo Claudio Roque Buono e é desse modo que as coisas ocorrem.

Alfério

NOTA* : a palavra profano muitas vezes é encarada como pejorativa, mas não é.
A origem da palavra "Templo' em latim é "Fanum". Daí a origem da palavra: "pro-fanum" ou seja, aqueles que não pertencem a uma Seita, Ordem, etc.